Quem sou?

Sou Daniela C. Cuadra Vaughan, sou formada em Psicologia e pós-graduada, em nível de mestrado, em Neuropsicologia pela Universidade de Salamanca na Espanha.

Desde o ano de 2008, tenho trabalhado colaborando com pessoas de todas as idades e suas famílias para que alcancem seu maior potencial cognitivo e humano.

Sou nicaraguense radicada no Brasil desde o ano 2014 (saiba mais sobre a Nicarágua). Além da atenção clínica, participo como docente de cursos de pós-graduação da área de Neuropsicologia, com o objetivo de contribuir à formação de futuros profissionais.

como posso lhe ajudar?

Atualmente minha prática clínica está dirigida ao âmbito da estimulação cognitiva e à reabilitação neuropsicológica de adultos (quer saber mais? estimulação cognitiva e reabilitação neuropsicológica).

Nessa faixa etária, há dois grupos de pessoas com os quais eu posso colaborar: adultos saudáveis e aqueles que, por algum evento (traumatismo, AVC, doença degenerativa, etc.), vêm apresentando dificuldades na cognição (atenção, memória, linguagem, percepção, etc.), comportamento e/ou emoção.

No caso de adultos saudáveis, o trabalho vai direcionado àqueles que têm preocupação por manter e melhorar suas funções cognitivas, pensamento e comportamento, para alcançar o melhor rendimento e bem-estar possível no seu dia a dia, seja no âmbito  profissional, acadêmico ou familiar.

Por outro lado, com aquelas pessoas que experimentam mudanças nas suas capacidades a partir de um traumatismo craniano, acidente vascular cerebral, tumor cerebral, doenças degenerativas como a doença de Alzheimer, entre outras, o meu papel é definir junto com a pessoa, sua família ou cuidadores metas que permitam a recuperação de funções e/ou a adaptação do indivíduo à sua nova realidade, sempre visando obter a melhor qualidade de vida. Para isto, se faz uso de diversas atividades, adequando-as a cada caso.

neste site…

Irão encontrar informação sobre a minha prática, notícias sobre congressos e eventos dos quais eu participo, e dados interessantes sobre neurociência, psicologia e neuropsicologia. Juntos vamos conhecer mais um poco sobre nosso cérebro curioso.

Agradeço suas perguntas e comentários.